check this out!
Entrevistamos a dupla de Psy Trance carioca, 2Komplex
Share:

Entrevistamos a dupla de Psy Trance carioca, 2Komplex

OS ARTISTAS CONTARAM UM POUCO DA SUA HISTÓRIA

Batemos um papo com os integrantes do 2Komplex, projeto de Progressive Psy Trance formado pelos Djs e Produtores musicais cariocas, Rodrigo Carvalho e o Jan Barbosa, no intuito de saber mais, não só da sua história, mas também o que eles andam fazendo para levar cada vez mais um som de qualidade às festas em que tocam, desde Pvts até Festivais, Brasil – e mundo – afora.

Vamos então ao que interessa, nossa entrevista com esses dois grandes representantes do PsyTrance nacional, 2Komplex.

Emusic4All: Quando começaram suas carreiras?

Rodrigo Carvalho – Minha carreira começou em 2005 depois de aprender a tocar com o brother Thiago Pazos (T_Pazos) que havia acabado de comprar 2 cdjs 100 e um mixer da Behringer. Na época ficávamos no estúdio fazendo diversas jam sessions. Depois de um tempo comecei a pegar o gosto pelo full-on e o psy-prog e em 2006 me apresentei na minha primeira festa, a Héden Open Air, organizada em Angra dos Reis. Um dos produtores era o Rodrigo (Loudstage) que trabalha conosco na For All Bookings. Na época me apresentava com Dj sets de full-on e psy-prog até fundar o 2Komplex em 2011.

Jan Barbosa – Comecei a escutar e-music e frequentar festas do gênero em 1996. Ainda era tudo muito insipiente, poucas informações e pouca gente para trocar idéia, e buscar referências. Como tive a oportunidade de viajar e morar por algum tempo no exterior, passava horas e horas em lojas de discos procurando novos sons, e tentando decifrar os gêneros e tendências da e-music sozinho. No ínicio dos anos 2000, morando em São Paulo, comecei a ter a oportunidade de tocar nas CDJs de amigos, porém tudo de forma bem amadora. Quando voltei para o Rio de Janeiro, em 2006, decidi que era hora de profissionalizar minha carreira, e então me formei em uma tradicional escola de Djs no Rio de Janeiro. Desde então sigo na luta diária que todo Dj profissional conhece bem.

Emusic4All: Como vocês se conheceram?

Rodrigo Carvalho – Conheci o Jan na festa de aniversário de um amigo em comum. Eu toquei na festa e no palco fomos apresentados e depois desenvolvemos uma grande amizade até por conta de alguns pontos em comum que tínhamos, principalmente o amor pelo psy-trance.

Jan Barbosa – Nosso primeiro contato foi na festa de aniversário de nosso grande amigo Paulo Lopa. Nessa festa já fizemos um DJ Set juntos. Como não havia nada combinado escolhemos algumas tracks de Psy Trance e mandamos bala no improviso!

Emusic4All: Por que duas pessoas para esse Projeto?

Rodrigo Carvalho – Depois de conhecer melhor o Jan, vi que ele era um cara que tinha mais ou menos o mesmo ritmo de trabalho que eu e uma grande paixão pela música eletrônica, tendo começado a frequentar festas já em 1996. Assim, um dia fui a casa dele e fiz a proposta de nos juntarmos para fazer um projeto de psy-prog, vertente que nós dois sempre gostamos e já tocávamos tracks de outros artistas desta linha. Ele aceitou de imediato e começamos o projeto em meados de 2011. No ínicio misturávamos algumas tracks nossas com a de outros artistas e deu certo, tanto que no mesmo ano fomos convidados pelo Rene Shove para tocar no 303 stage do Universo Paralello depois de somente 6 meses de projeto. Foi algo que nos motivou muito a continuar nossas produções e, alguns meses depois, já estávamos com o nosso Live pronto somente com músicas autorais.

Jan Barbosa – Acredito que duas pessoas juntas em um projeto pode ser proveitoso, pois um acaba ajudando o outro. Podemos dividir tarefas, executar com mais rapidez e, claro, duas cabeças criando é muito melhor do que apenas uma. A afinidade no gosto musical e o comprometimento com o trabalho também são a chave para que a parceria seja duradoura.

Emusic4All: Façam um resumo desse período que estão juntos, incluindo os lugares por onde passaram.

Rodrigo Carvalho – Pra falar a verdade, no ínicio não tínhamos a noção de que a música podia nos levar a tantos locais diferentes do Brasil e até alguns outros países. Como havia dito, já com 6 meses de projeto tivemos a oportunidade de tocar no Universo Paralello e isso nos abriu algumas portas. Nos anos seguintes tocamos em grandes festivais no Brasil, como o Festival Alternativo do Kranti, Soulvision, Mundo de Oz, Reveilloz etc. Em 2014 tivemos nossa primeira experiência internacional, sendo convidados a tocar em alguns clubs da Suiça, como o famoso Stairs Club em Zurique e a Your Universe em Olten. Depois de alguns meses voltamos a Europa agora para tocar em alguns festivais, o mais importante que posso citar foi o P.L.U.R. Festival na Grécia com mais de 2000 pessoas em uma ilha paradisíaca e os melhores Lives internacionais da época. Durante esses 8 anos rodamos também o Brasil tocando em diversas festas, desde o Norte até o Sul do nosso país. Em relação à lançamentos, tivemos a oportunidade de lançar tracks em conceituadas labels, como a Pharmacy Music que pertence ao Dj Christopher Lawrance, sendo a maior lable de trance underground dos EUA. Tivemos lançamentos também pela Vuuv Records, label do festival de trance mais antigo da Europa (Vuuv Festival) que pertence ao Marco Menichelli (SUN Project). Recentemente tivemos um remix feito para o Hi Profile lançado numa das maiores labels de trance atual, a Yellow Sunshine Explosion (YSE).

Jan Barbosa – A história do 2Komplex já começou intensa. Nossa primeira festa já foi em uma edição da Andromeda (se não me engano em Volta Redonda) e dividimos palco com caras como Ritmo e Vibe Tribe. Em 6 meses de projeto já estávamos tocando na pista 303 do Universo Paralello. Essa apresentação na Bahia nos abriu portas e assim pudemos nos apresentar em grandes Festivais como Soulvision, Mundo de OZ, Festival Alternativo do Kranti (FAK) e ReveillOZ. Além de grandes festivais, já rodamos o Brasil tocando em grandes festas ao longo de mais de 8 anos. Ainda pudemos ir por 2 vezes apresentar nosso trabalho na Europa. Tocamos em Clubs como o Your Universe (Olten), um dos clubs undergrounds mais respeitados da Suíça, e o famosos Stairs Club (Zurique). Na Grécia tivemos a honra de representar o Brasil no P.L.U.R Festival na edição de 2014. Tocamos ao lado dos grandes nomes da cena Trance mundial, o que nos encheu de orgulho. Somos um projeto muito ativo no que diz respeito aos lançamentos em importantes Labels ao redor do mundo. Temos releases em gravadoras como Plusquam Records, Planet B.E.N, VuuV Records, Pharmacy Music, YSE, 1Db Records entre muitas outras.

Emusic4All: Agora, me fala um pouquinho da vida de vocês. Quem é o Rodrigo Carvalho e quem é o Jan Barbosa?

Rodrigo Carvalho – Hoje sou pesquisador com pós-doutorado em Biomineralização e trabalho no projeto de monitoramento de ambientes marinhos possivelmente afetados pelo desastre de Mariana que ocorreu em 2015. Sou casado há 3 anos com o amor da minha vida, Thalita, e temos uma linda filha de 1 ano, a Helena. Durante a semana trabalho no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a noite procuro sempre produzir algo para o 2Komplex, seja em relação a música ou a conteúdo para nossas mídias sociais.

Jan Barbosa – Sou um cara que respira música desde que me entendo por gente. Comecei a frequentar bailes e festas ainda na Tijuca, lugar aonde nasci. Com 10 anos de idade já usava o rádio para gravar meus K-7s. Muito Funk, Melody, Miami Bass e alguma coisa de RAP. Na adolescência os beats começaram a dividir espaço com o rock, e passei a ser um “rato de shows”. Como minha mãe é uma grande produtora de eventos, passei boa parte da vida em pistas de shows, backstages e salas de produção. Posso dizer que por causa do trabalho da minha mãe vi artistas como Michael Jackson, Madonna, Rolling Stones, Robert Plant & Jimmy Paige, Nirvana, Alice in Chains, Beast Boys, The Cure, Living Colour, Red Rot Chili Peppers, Simply Red, Aerosmith, Urge Overkill, The Smashing Pumpkins, Sonic Youth, Cake, Belle & Sebastian, Orishas, Ben Harper, Bjork, Kraftwerk, Massive Attack, Orbital, Leftfield, Roni Size & Reprazent, Aphex Twin, entre muitos e muitos outros. Assistir toda essa turma sem gastar nenhum tostão acaba sendo uma influência e tanto para a formação de um artista. Passada a adolescência, cursei Educação Física na UERJ. Na sequência me formei Mestre em fisiologia cardiovascular na USP. O esporte e a atividade física são uma grande paixão na minha vida, e por muito tempo me dediquei profissionalmente a isso. Em determinado momento a música acabou falando mais alto que o esporte e decidi me dedicar a arte de mixar e a estudar produção musical. Foram inúmeros cursos e anos de estudo para que chegasse ao ponto de viver exclusivamente do que a música me oferece. Hoje sou DJ, produtor musical e professor. Leciono há 5 anos na Loop Escola de Som, a mais conceituada escola de formação de Djs e produção musical do RJ e por lá já passaram centenas de alunos que ajudo diariamente. Portanto, durante a semana estou no estúdio produzindo ou na escola lecionando, e no fim de semana estou nas estradas e palcos!

Emusic4All: E o futuro, quais são as expectativas de vocês?

2Komplex – Estamos com duas músicas para serem lançadas pela 1dbRecords que é a Gravadora do DJ Produtor Hi Profile, também estamos querendo lançar uma pela 4AllRecords e já estamos produzindo algumas outras que em breve estarão sendo lançadas no Mercado. Bem é isso, a idéia é estarmos sempre conectados com o nosso público e podermos levar nosso som cada vez mais longe, para que não só as pessoas que curtem música eletrônica tenham a oportunidade de nos ouvir, mas também as que nem sabem o que é esse mundo possam ter essa experiência, e quem sabe não se identifiquem com essa paixão mundial.

Emusic4All: Gostariamos de agradecer a oportunidade de bater esse papo as feras do Psy Trance nacional, Rodrigo Carvalho e Jan Barbosa, a.k.a 2Komplex, e dizer que foi uma enorme satisfação para a revista.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »