check this out!
Tributo ao Keith Flint, vocalista do Prodigy
Share:

Tributo ao Keith Flint, vocalista do Prodigy

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA (E DA MÚSICA) DA BANDA ICÔNICA DOS ANOS 90

Se você curte música eletrônica, é obrigação conhecer o Prodigy (The Prodigy, mas todo mundo fala apenas Prodigy)! Caso você tenha sido abduzido e/ou esteve em um coma profundo nos últimos 30 anos e ainda não conhece a banda, está aqui um pouco da sua história, em uma homenagem ao vocalista que infelizmente, como divulgado no próprio instagram da banda e noticiado na mídia nas últimas semanas, tirou a própria vida aos 49 anos (R.I.P).

A banda foi formada em 1989, após Flint conhecer Liam Howlett e Leeroy Thornhill em meio a uma efervescente cena rave britânica, para então nos anos 90 se tornar uma das maiores bandas do Reino Unido e do mundo, ultrapassando as barreiras da e-music com seu estilo totalmente único, que fez com que fossem classificados como diferentes gêneros, entre eles Big beat, Techno, Drum and bass, Hardcore techno, Jungle, Electronica, Rave, Breakbeat hardcore, e até mesmo Rock eletrônico.

Flint e Leeroy originalmente eram dançarinos do grupo, enquanto Liam – então DJ de um clube em Essex – produzia as faixas e, contavam ainda com o rapper Maxim Reality, no papel de MC da banda. Flint, e seu famoso corte de cabelo com chifres, teria então aparecido como vocalista da banda apenas na faixa Firestarter, do terceiro – e mais icônico – álbum, The Fat of the Land, que levou o Prodigy a um outro patamar na música, dominando as paradas com, além de Firestarter, Breathe e Smack My Bitch Up.

Essa última, Smack My Bitch Up, lembro até hoje eu tocando em uma festa nos anos 90, “brincando” com o sampler de 24 segundos de um mixer Gemini PDM-7024, naquele break com o vocal épico e a pista pirando no som (sim gente, anos 90 mesmo, estou ficando velho e chegando aos 40, DJ desde 95 hahaha). Nessa época, sem os computadores e com equipamentos infinitamente mais caros e menos acessíveis do que hoje, o máximo que nós, reles mortais, conseguíamos chegar perto de fazer um remix era com um sampler desses ao vivo e, Gemini e Denon disputavam boa parte do mercado de equipamentos para DJs com, obviamente, a Technics das clássicas MK2, e a Pionner, que passou a reinar – quase que – absolutamente apenas a partir do fim dos anos 90 e início dos 2000.

Mas chega de protelar e vamos logo ao que interessa, música! Abaixo eu destaco as principais faixas de cada álbum da banda, além de alguns remixes que achei interessante mostrar:

Álbum: Experience (1992)
Faixa: Out Of Space

Álbum: Music for the Jilted Generation (1994)
Faixa: No Good (Start The Dance) 

Álbum: Music for the Jilted Generation (1994)
Faixa: Voodoo People*

*Essa é bem lado B, só se escutava em rave mesmo.

Álbum: The Fat of the Land (1997)
Faixa: Smack My Bitch

The Prodigy – Smack My Bitch Up – DVD edit from The Prodigy on Vimeo.

Curiosidade: Entrevista com a vocalista de Smack My Bitch, na época muitos acreditavam que o rapper Maxim Reality fazia o vocal feminino.

Álbum: The Fat of the Land (1997)
Faixa: Breathe

Álbum: The Fat of the Land (1997)
Faixa: Firestarter 

Álbum: Their Law: The Singles 1990-2005 (2005)
Faixa: Voodoo People (Pendulum Remix)

Esse eu indico como O álbum pra você conhecer a banda, incluindo algumas das melhores e mais conhecidas faixas, com destaque pra esse remix que faz valer o rótulo de Rock eletrônico, sensacional!

Álbum: The Night Is My Friend (2015)
Faixa: Get Your Fight On (Re Eq)

E Leo, o que tem de remix mais novo? Selecionei alguns que achei bem legais abaixo, mas vamos fazer mais gente?!

Breathe (David Guetta Remix) (2008)

Breathe (Victor Ruiz 2017 Remake Edit) (2017)

Versão techneira que eu não conhecia, obra prima!

Baby’s Got A Temper (Hit Me Remix 2k19) (2019)

Não é muito meu estilo esse electro mas achei interessante a versão.

Need Some1 (Wh0 Remix) 2018

Essa está no Youtube do próprio Prodigy, achei ótima, houseira.

The Voodoo Tribe (Vini Vici mashup) (2018)

Para não deixar o Trance de fora!

Me desculpem caso haja qualquer crédito equivocado, apenas reproduzi o que estava escrito nos vídeos.

ATUALIZAÇÃO 25/03: Os fãs do Prodigy foram convidados a “prestar suas últimas homenagens”, no funeral do vocalista Keith Flint, na sexta-feira 29 de março.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »