check this out!
Preparados para o primeiro Burning Man no Brasil em 2019?
Share:

Preparados para o primeiro Burning Man no Brasil em 2019?

A VINDA DO BURNING MAN AO BRASIL E O QUE ISSO TRAZ CONSIGO

No começo de 2018 recebemos a notícia de que em 2019 o Burning Man trará sua versão regional para terras tupiniquins. Conhecido por não gostar do título de festival, o Burning Man vai além dos conceitos que conhecemos e funciona quase como uma contracorrente. Desde 1986, o festival que começou em Baker Beach, São Francisco, como uma simples comemoração de solstício hoje atrai mais de 60 mil pessoas para Black Rock City, em Black Rock Desert, no deserto de Nevada como uma forma imensa de expressão individual e artística. E o nosso querido Nordeste será palco do Tropical Burn, a edição regional do evento que vem de 19 a 25 de junho de 2019 em alguma praia nordestina (o local é informado apenas para quem compra os ingressos). E nós, claramente, já estamos contando os dias.


Reprodução.

O Burning Man possui seus próprios princípios (auto-expressão, autoconfiança, de-comoditização, não deixa rastros, participação, inclusão radical, o ato de presentear, co-operação, comunidade, imediatismo) e estes trazem consigo indivíduos de todas as partes buscando um local onde encontrarão todas as formas possíveis de demonstração de arte, cultura e afeto. O indivíduo se encontra consigo mesmo e com sua liberdade num local onde todos podem expressar o que quiserem, da forma que quiserem sem o risco do olhar crítico da sociedade. E isso significa muito no nosso contexto atual, considerando a situação caótica e o crescimento de um conservadorismo perigoso e fora de hora no Brasil.

Assim como acontece em seu local de origem, será erguida uma cidade temporária com a participação de todos os cidadãos que vão ao evento, que ficam responsáveis por tudo desde alimentação e limpeza, até as apresentações de arte, aulas e eventos. As inscrições de instalações de arte já estão abertas (https://tropicalburn.org/evento-online-como-levar-uma-instalacao-de-arte-para-o-tropical-burn/) e os ingressos também já se encontram à venda. O Tropical Burn vem, de fato, num momento necessário. Uma excelente forma de praticar a empatia e a solidariedade, o trabalho em conjunto, o cuidado com o espaço que vivemos; um momento para pensar nos nossos atos no dia-a-dia e no impacto destes. Um local para reflexão do seu eu com o todo.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »