check this out!
Estados planejam liberação de eventos e especialistas criticam
Share:

Estados planejam liberação de eventos e especialistas criticam

RIO, SÃO PAULO E PORTO ALEGRE ESTÃO ENTRE AS CIDADES A ANUNCIAR RETOMADA

Rio de Janeiro já prevê liberar 50% do público em estádios e boates no dia 2 de setembro, contando com surreais 4 dias de festa, segundo o prefeito boêmio Eduardo Paes, que também planeja um evento-teste em Paquetá para setembro.

Em São Paulo, eventos sociais, museus e feiras corporativas estão liberados a partir de 17 de agosto, e shows em pé e com torcida a partir de 1º de novembro, sem restrição de público, condicionado ao respeito dos protocolos de higiene e ao compromisso de que os eventos não gerem aglomerações, sem detalhamento ainda sobre qual tipo de eventos sociais estarão liberados.

Na cidade de Porto Alegre foi realizado com sucesso um evento-teste no último dia 25 para mais de 500 pessoas. Prefeitura e empresários buscam agora a reabertura gradativa de grandes eventos na cidade.

No estado do Ceará o governador Camilo Santana permitiu a realização de eventos em buffets com até 100 pessoas em ambientes fechados e até 200 pessoas em ambientes abertos. Profissionais de eventos vislumbram também uma retomada gradativa do setor no estado.

No Rio, o anúncio da flexibilização também incluiu a programação para o réveillon e o carnaval, além da celebração de quatro dias com diversos eventos entre 2 e 6 de setembro. O prefeito afirmou que o planejamento é otimista e conservador ao mesmo tempo.

“Se houver necessidade, se o secretário de Saúde chegar para mim um dia e falar que não dá porque aumentou ou chegou uma nova variante, imediatamente a gente interrompe qualquer processo de abertura e pode impor novas medidas restritivas (…) Tudo indica, nesse momento, os dados, internações, óbitos, que a gente vive um momento melhor. Não é um momento ideal ainda, por isso as restrições continuam e a abertura é gradual”, disse Paes.

Especialistas afirmaram que o comitê científico não foi consultado e viram com cautela as medidas propostas, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que só alguns membros do comitê foram ouvidos.

São Paulo programa liberar shows com público em pé, torcida e pistas de danças apenas em 1º de novembro quando, segundo a administração Doria, 90% dos adultos devem ter sido completamente vacinados, todos os eventos então sendo liberados no estado.

“O grande salto do dia 17 de agosto é a retirada da restrição de horário, porque isso vai permitir que restaurantes funcionem, que eventos sociais sejam planejados, que as pessoas possam celebrar, que os donos desses tipos de estabelecimentos possam ter planejamento de seus negócios, mas com segurança. Os eventos passam a ser permitidos em um modelo onde não há restrição de ocupação, mas permanece a restrição de distanciamento. Então, o cálculo de ocupação precisa ser realizado, porque não pode haver aglomeração, e as pessoas precisam estar distanciadas. O uso de máscaras permanece”, afirmou Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de SP.

Já em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo havia apresentado antes do evento-teste, no último dia 14, uma proposta de novos protocolos sanitários para reabertura gradativa de grandes eventos sugerindo a realização de eventos com ingresso apenas de pessoas testadas e negativadas para covid-19 e, em um segundo momento, pessoas com esquema vacinal completo.

No Ceará, os eventos corporativos estão liberados desde o início de julho e tiveram então a capacidade de participantes estendida a partir de agora. A presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Ceará (Sindieventos), Circe Jane, afirmou que o setor ficou satisfeito com a reabertura, uma vez que há possibilidade de avançar nas próximas semanas e que a grande demanda atual é justamente por eventos sociais que estavam represados.

“Eles é que estão dominando a pauta e a agenda nessas próximas semanas e reagendando alguns que tinham sido adiados. Já é um indício de que, com a queda dos índices de Covid, temos a chance de gradativamente ir retomando as atividades de eventos em todas as suas tipologias”, disse Jane.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »