Nova controladora da Pioneer facilita o caminho pra quem é iniciante em DJing
EQUIPAMENTO JÁ É INTEGRADO COM O BEATPORT
Blogs de música pelo mundo (inclusive a Emusic4All como falamos aqui) andaram com a expectativa lá em cima no último mês depois do grande mal entendido de que a Pioneer estava abandonando os DJ business. E exatamente em Abril o novo lançamento só prova que isso estava longe da realidade, já que a empresa acabou de anunciar a nova linha de controladoras DDJ-200, designada especificamente para iniciantes do DJing.
Os mesmos anunciaram a nova versão 2.0 do WeDJ para iPhone que inclui streaming direto de integração da biblioteca com o link de streaming do Beatport (mais sobre essa função neste artigo).
Controladora: DDJ-200.
Marca: Pioneer.
Valor: 149$ (ainda não convertido para real)
Disponibilidade: foi disponibilizado desde o meio de maio.
É bem diferente ver a Pioneer DJ colocar tantas ferramentas e opções no que agora é o mais barato hardware que eles estão oferecendo.
- Designada para trabalhar com smartphones (via Bluetooth 4.2)
- Alimentado por barramento USB (há uma única porta USB-B) – que pode ser alimentada com bancos de energia USB básicos de 5v (como para carregar seu telefone).
- Compatível com WeDJ, edjing, djay e aplicativos do rekordbox.
- Tutorial das funções quando usado com WeDJ (sumariza os básicos do hardware para DJs) bem como a ferramenta “Pop-Hint” que explica cada botão e sua funcionalidade no hardware.
- Sync de frases: está é mais uma ferramenta do WeDJ para iPhone do que da DDJ-200 – basicamente alinha o começo e fim das frases nas tracks selecionadas.
- Transition FX: outra função da WeDJ que aplica um dos 11 padrões para fazer a transição de uma track para outra quando mover o crossfader.
E o que faz uma controladora ser ideal para um iniciante? Geralmente há três problemas que a maioria dos DJs iniciantes sofrem:
- Criar/organizar uma biblioteca de músicas
- Aprender como usar o equipamento
- Manter um custo baixo de investimento
A DDJ-200 aparentemente acertou no alvo ao solucionar esses problemas.
Música: Uma das maiores questões que muitos dos que consideram iniciar DJing é “posso usar minhas playlists do Spotify?” – porque uma das maiores dificuldades para consumidores contemporâneos de música é exatamente mover-se de volta para a era dos downloads e arquivos de fato baixados na memória do computador.
Para usar a DDJ-200 você pode plugar seu iPhone e com o app WeDJ mixar músicas direto do iTunes ou o stream do Soundcloud Go+ e com o LINK do Beatport. O site Beatport recomenda também Algoriddim’s djay app para iOS/Android para fazer o streaming do Spotify Premium ou edjing para usar as músicas do Deezer.
Aprendizado: como dito acima, o aplicativo WeDJ aparentemente está bem orientado em ensinar como DJ. Enquanto “Transition FX” e “Phrase Sync” podem de fato irritar alguns DJs de longa data que irão chamar a ferramenta como um tipo de fraude, na realidade, essa ferramenta vem para mostrar o que um DJ profissional faz e abrir um modelo de como se faz, ensinando, de fato.
Custo de investimento: $149 (que para nós brasileiros pode soar ainda caro mas se comparar com outros equipamentos, sai bem em conta para quem está apenas começando) é sobre ir o mais abaixo no preço com um hardware de DJs possível e ainda conseguir controles e ferramentas que soem decentes. Com a DDJ-200, Pioneer DJ realmente quer se consolidar como o ponto de entrada do orçamento e imediatamente levar os usuários para dentro de seus sistemas. Esta é a chave – diferente dos insanamente populares modelos da DDJ-SB, a DDJ-200 vem focada de fato em softwares da própria Pioneer DJ, e não houve menção nenhuma do Serato no lançamento.