check this out!
Nomeados e Big Data do IDMA 2020: veja como isso funciona
Share:

Nomeados e Big Data do IDMA 2020: veja como isso funciona

VIBERATE ANALISA DADOS DE REDES SOCIAIS E SITES DE STREAMING

Foto: Os fundadores do Viberate Matej Gregorcic, Umek e Vasja Veber

O International Dance Music Awards (IDMA), este ano com os brasileiros Alok e ANNA no páreo da premiação, teve a votação pública encerrada no dia 28 de fevereiro, e revela os vencedores no próximo dia 19 de março, como falamos aqui.

A premiação tem uma longa tradição de celebrar artistas, locais, festivais, serviços e outras partes interessadas da indústria da música eletrônica. Durante anos, foi um dos pilares da Winter Music Conference que conta com milhares de profissionais de dance music de todo o mundo que vão a Miami em março. Os vencedores do IDMA são escolhidos por votação do público, no entanto, nos últimos dois anos, os indicados nas categorias de artistas foram selecionados pela startup de tecnologia da música Viberate.

Fundada por uma lenda do techno, UMEK, a Viberate analisa mais de um bilhão de pontos de dados das redes sociais e sites de streaming para quase meio milhão de artistas. Para a IDMA, eles destacam aqueles que tiveram o maior impacto em um período de um ano. Essa metodologia é justa e objetiva, pois analisa a verdadeira popularidade dos artistas nomeados, independentemente de onde eles venham ou com quem trabalham. Se os fãs mostram amor, eles são escolhidos.

A metodologia vai muito além de apenas contar curtidas e seguidores, ou como o co-fundador da empresa, Vasja Veber, diz:

“Monitoramos a maioria dos canais de mídia social global e sites de streaming. Para classificar os artistas por sua popularidade em todos esses canais, precisamos resumir uma série de métricas não relacionadas em um único indicador de desempenho chave. Para cada canal, medimos o público-alvo, engajamento e a proporção entre os dois. Um público engajado significa mais do que uma enorme massa de seguidores inativos. Também analisamos como os artistas estão se seguindo nos canais monitorados. Portanto, se você é um produtor local de techno e consegue ser seguido por Adam Beyer e Amelie Lens no Soundcloud ou no Twitter, isso definitivamente traz pontos extras para o seu perfil, e você tem uma classificação mais alta, que, combinada com uma pilha de outros dados brutos, é processada pelos nossos algoritmos estatísticos. O resultado são vários gráficos de popularidade – filtrados por gêneros, países e diferentes períodos de tempo. Trabalhar em uma startup de música parece divertido, mas com o Viberate é mais sobre matemática avançada e todas essas outras coisas que a maioria de nós odiava na escola.”

Para quem quiser saber mais sobre o uso de big data na indústria da música, o WMC fará um painel sobre o tema, com a diretora de gráficos da Rolling Stone – Emily Blake, membro fundador da NWA – Arabian Prince, chefe de programação do Napster – Andre Glanz e diretor de desenvolvimento de negócios da Viberate – Vasja Veber.

Pode encontrar mais sobre o painel clique aqui.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »