Morre Florian Schneider, integrante da icônica banda Kraftwerk
FLORIAN FALECEU AOS 73 ANOS NESTA QUARTA 06/05
Florian Schneider-Esleben foi um dos fundadores da lendária banda Kraftwerk, precursora na música eletrônica ao usar sintetizadores nos anos 70, influenciando a música pop, rock, hip-hop e claro a dance music, entre outras, até hoje.
O Kraftwerk, que em 2014 recebeu um Grammy pelo conjunto da obra, foi fundado em Düsseldorf, na Alemanha em 1970 por Schneider e Ralf Hütter, e em comunicado o grupo informou nesta quarta feira (06) que Schneider morreu de câncer “apenas alguns dias” após seu aniversário, que foi 7 de abril, quando completou 73 anos.
Os alemães do Kraftwerk foram pioneiros da música eletrônica, com discos icônicos como “Autobahn” (74), “Trans Europe Express” (77) e “The Man Machine” (78). A faixa-título do disco Autobahn, com 22 minutos, ocupou todo o primeiro lado do LP.
Schneider, que deixou a banda em 2008 após terem lançado dez álbuns de estúdio, sendo substituído por Stefan Pfaffe, era multi-instrumentista e além dos sintetizadores, tocava bateria, flauta, guitarra, percussão, saxofone, violino, e ainda foi também vocalista na banda.