Shows e festas em Drive-in são a nova tendência mundial em tempos de quarentena
JÁ UMA REALIDADE NA EUROPA, RIO DE JANEIRO PODE SER PRÓXIMO A ADERIR COM NOVO DRIVE-IN
A indústria do entretenimento, principalmente no que diz respeito a apresentações ao vivo, é sem dúvida uma das mais afetadas pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), se não a mais impactada, já que é o primeiro setor a parar e último a voltar ao funcionamento normal, e tentando se adaptar a essa nova realidade, os primeiros shows e festas em Drive-In já vem acontecendo em países como Dinamarca e Alemanha.
As transmissões online de apresentações ao vivo vem sendo desde o início dessa pandemia, uma das soluções mais práticas e seguras para manter artistas e público conectados mesmo que à distância, e agora, essa nova modalidade de entretenimento, shows, festas e sim, raves em drive-in, já vem acontecendo em países como Dinamarca e Alemanha, trazendo de volta a experiência de assistir os artistas e DJs ao vivo e presencialmente de uma forma segura.
As músicas tocadas no palco são transmitidas pela internet ou rádio FM e também podem ser conferidas por vídeo conferência em plataformas como o Zoom, onde inclusive o público pode interagir entre si. O público não pode sair dos veículos, a não ser para ir ao banheiro, e os carros são distribuídos considerando uma distância segura para que não haja contaminação.
Na Dinamarca, um show do cantor Mads Langer recebeu mais de 500 pessoas dentro dos seus carros, tendo todos os tickets vendidos online em poucos minutos. O Club Index e o festival World Club Dome, na Alemanha, foram os pioneiros em festas de música eletrônica em Drive-in, e divulgamos inclusive nesta semana um vídeo em nossas redes sociais com uma das últimas festas “Autodisco” que aconteceu na semana passada por lá.
Peak time at the drive-in rave in Germany pic.twitter.com/GLXStx5k63
— Mixmag (@Mixmag) May 2, 2020
Os cinemas Drive-In não são muito comuns ou populares no Brasil hoje em dia, mas em países como os Estados Unidos existem mais de 300 e no Brasil tem já previsão de estreia de um novo Drive-In prevista para o fim de maio no Rio de Janeiro.
Segundo o Jornal O Globo, o cinema drive-in da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, deve ter programação de terça a domingo, com uma sessão noturna a cada dia e depois, duas sessões por dia nos fins de semana, abrigando até 150 carros, com limite de duas pessoas por veículo.
– Essa ideia já está na nossa cabeça há bastante tempo, estamos estudando essa logística, como funcionaria esse cinema em função do isolamento. O contato vai ser praticamente nulo, com venda online de comida e bebida, e saída do carro só para ir ao banheiro. Estamos negociando com uma rede de lanchonetes para fazer a venda desses lanches. Vai ser uma forma de entretenimento segura – conta Renata Monteiro, presidente da fundação responsável pelo empreendimento.
O valor do ingresso será cobrado por automóvel, não por pessoa, haverá meia-entrada e os bilhetes vendidos às terças serão revertidos em doações para o setor cultural. Ainda sem valor definido, Renata garante que “não será nada muito caro, pois as pessoas estão sem grana”.
– Quero fazer uma pegada bem anos 1970. Neste início, vamos privilegiar nossos cineastas brasileiros, mas também teremos blockbusters e filmes infantis. Também queremos filmes mais leves, porque as pessoas já estão sofrendo muito – avalia.
Resta saber se esse e outros Drive-ins que vierem a surgir, ou até mesmo estacionamentos e grandes terrenos vazios, acompanharão também a tendência mundial de realizar, além das sessões de cinema, verdadeiros shows e festas para o público poder curtir fora de casa, mas dentro da segurança de seus carros.
Foto: Diego Baravelli, Cidade das Artes