check this out!
DJ e produtor britânico Darius Syrossian acusa brasileiro de plágio
Share:

DJ e produtor britânico Darius Syrossian acusa brasileiro de plágio

FAIXA DO ARTISTA LANÇADA APENAS EM VINIL FOI RELANÇADA NA INTEGRA POR BRASILEIRO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS

Foto: Darius Syrossian/Facebook

O DJ e produtor britânico Darius Syrossian veio a público nesta segunda feira (29), através de sua página no facebook, divulgar um episódio envolvendo um DJ brasileiro. No post, o produtor acusa o brasileiro Carlos Martins, conhecido como Dexxter, de relançar uma música sua que tinha originalmente a arrecadação revertida para caridade, expondo todo o ocorrido incluindo prints da conversa que teve com o brasileiro.

Nos prints Darius interpela o brasileiro com perguntas como: “Porque você rouba músicas e posta como se fossem suas, e não só isso, lançando no beatport?”, e ressalva que os royalties da música original está levantando dinheiro para crianças de um hospital. No mesmo print Carlos responde: “Fiz apenas uma versão dessa faixa, quando enviei o original por engano. Irei contatar a gravadora para excluir a versão”.


A faixa original

Em outro print o produtor britânico se mostra indignado questionando porque o dj brasileiro reivindicou a faixa no Soundcloud e registrou a música como sendo dele no Shazam, diz também que não queria ter que tornar o problema público, mas que não eram suficientes as desculpas que o brasileiro pedia por ter pego a música de sua gravadora, a lançado como própria e mesmo sabendo que era um erro tê-la postado em sua página como sendo de sua autoria.

Darius diz que em 25 anos na industria da e-music nunca havia se deparado com um caso de roubo e plágio tão flagrante e que a faixas fazem parte de um projeto que lança músicas apenas em vinil, para levantar dinheiro para caridade em prol do Hospital Manchester Children’s: “É um projeto paralelo da minha gravadora Moxy Muzik. Nós nunca lançamos isso no Beatport e o link do Soundcloud que carregamos também é o único lugar que você pode ouvir isso no digital, e também estava arrecadando dinheiro a cada 10 mil reproduções”.

O produtor relata ainda que há duas semanas, assim que identificou o plágio, entrou em contato imediatamente com o Beatport e conseguiu derrubar a música, acusando ainda o brasileiro de, além de roubar a faixa, estar tirando dinheiro que deveria estar indo para caridade das crianças no hospital.

Nos comentários Carlos tentou se explicar dizendo novamente que por um problema no computador havia enviado a faixa errada para a gravadora argentina Weird Recordings, que também se pronunciou sobre o assunto afirmando que não conhecia a faixa original, portando não havia identificado o plágio e que estava fazendo o possível para remover o lançamento de todas as plataformas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Comunicado: Soy Esteban Calvet, un joven argentino de 20 años, que recién arranca en el mundo de la música. Como dueño de weird Recordings, Hace unos días tuve un inconveniente con unas pistas que me envió un artista brasileño llamado @dexxtermusiic , estas pistas no eran de él, les pertenecían a Darius syrossian, y por mi falta de experiencia no lo supe,fui estafado por Dexxter. Desde el primer momento que supe está situación, hice lo posible por eliminar los tracks de todas las plataformas digitales y arreglar el problema. Las pistas se encuentran eliminadas de todos los sitios. Nunca tuve ninguna mala intención sobre esto. Quiero pedirles disculpas a todos los que fueron afectado por esta situación. Espero que puedan comprender que la situación es ajena a mi y a Weird Recordings, ya que fuimos engañados nosotros también. Esteban. . . . I am Esteban Calvet, a young Argentinean of 20 years, who just started in the world of music. As the owner of weird Recordings, A few days ago I had a problem with some tracks that a Brazilian artist named @dexxtermusiic r sent me, these tracks were not his, they belonged to @darius_syrossian , and due to my lack of experience I did not know, I was scammed by Dexxter. From the first moment I found out about this situation, I did my best to remove tracks from all digital platforms and fix the problem. The tracks are removed from all sites. I never had any bad intention about this. I want to apologize to everyone who was affected by this situation. I hope you can understand that the situation is alien to me and Weird Recordings, since we were also deceived. Esteban. @estebancalvet

Uma publicação compartilhada por Weird Recordings™ (@weirdrecordings) em

Ainda nos comentários outro usuário afirmou que haveriam outros casos passados de faixas plagiadas por Dexxter. Não conseguimos confirmar a veracidade disto porém, nos lembrou um outro caso de um famoso DJ e produtor grego, dono de uma grande gravadora, que também foi acusado no passado de plágio.

Mihalis Safras, label owner da gravadora Material, foi acusado em 2017 pelo também produtor britânico Tennan, de plagiar faixas suas, usando partes delas como linhas de baixo e melodias em outras tracks. Após Tennan, diversos outros produtores acusaram Mihalis de fazer o mesmo, pedi-los para enviar separadas as partes das músicas que seriam lançadas em sua label, e então usar essas partes em lançamentos seus. O grego ao menos parecia eventualmente criar algo, usando partes criadas por outros, já o brasileiro teria apenas pego a faixa e relançado na íntegra como sua.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »