Colômbia tem rave protesto contra governo austero
PAÍS JÁ PASSA POR DUAS SEMANAS DE MANIFESTAÇÕES
REUTERS/Luisa Gonzalez
A Colômbia vive uma crise sem precedentes após duas semanas de protestos, iniciados após o presidente Ivan Duque anunciar uma reforma tributária que aumentaria os impostos afetando principalmente a classe trabalhadora, sob alegação do país não ter mais dinheiro para enfrentar a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19.
O país viveu um dos mais longos fechamentos do mundo na pandemia, com já meio milhão de empresas quebradas, deixando na pobreza 42,5% da população. 80% das pessoas foram contra a reforma tributária e Duque viu seus aliados se afastarem devido à medida impopular, ficando então cada vez mais isolado, porém, decidiu continuar com a medida, que cinco dias após o início dos protestos se viu obrigado a recuar e demitir o ministro da economia, mas sem conseguir fazer parar mais os protestos.
Em meio à essa crise sanitária, política, econômica e social da Colômbia – que não tem similaridades com a crise no Brasil por mera coincidência – três produtoras se uniram para realizar uma manifestação regada à techno, com centenas de pessoas dançando e protestando ao som de artistas locais.
A Rave Protesto ocorreu de forma pacífica mas em outras manifestações a polícia tentou dispersar as pessoas com violência, com já 27 mortos e quase mil feridos. Confira abaixo alguns registros:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram