Música influencia na hora de escolher o destino das férias
ESTUDO REVELA QUE A MÚSICA INFLUENCIA NA ESCOLHA DO DESTINO DAS FÉRIAS
Segundo o site português 100% Deejay, cerca de 40% dos portugueses com idades entre os 20 e os 39 anos considera a música um dos principais fatores que influenciam a escolha do seu destino de férias, revelou o Relatório Global de Tendências de Consumo sobre Música e Viagens da eDreams, a maior agência de viagens online da Europa.
Este novo relatório indica que 25% dos portugueses com idades entre 20 e 29 anos tem na música um dos fatores que mais pesa na escolha do destino para férias, situação que influencia também 15% dos que tem idades entre 30 e 39 anos e em 14% dos cidadãos portugueses entre 40 e 49 anos.
Já entre os chamados “Baby Boomers” (com idades dos 50 aos 59 anos), apenas 10% admitiram ser influenciados pela música na hora de escolher o destino de férias.
Em média, a música é um fator de influência na escolha do destino de férias para 16,3% dos portugueses, tendo as cidades de Beja e Viseu no topo dos locais com mais preocupações nesse nível – 33% e 29%, respectivamente.
O estudo da eDreams indica que os portugueses demonstram gostar de viajar para assistir a shows ou ir a festivais. Cerca de 15% já viajou para outro país especialmente para assistir a um show da sua banda/artista preferidos, enquanto 40% dos entrevistados – a maior porcentagem entre todos os cidadãos dos países europeus que participaram neste estudo – admitiu que viajaria para um país diferente para assistir a uma apresentação da sua artista/banda preferida caso o preço dos bilhetes, dos voos e do hotel tivessem valores semelhantes aos praticados no seu próprio país ou cidade.
Música local serve de inspiração
Questionados sobre o estilo de música que mais os inspira a viajar, os portugueses elegem claramente o Samba (38%), o Reggae da Jamaica (36%) e o Jazz de Nova Orleans (33%) como principais referências musicais, estilos que agradam à todas as faixas etárias.
O Samba recolhe a maioria das preferências nos maiores de 60 anos (53%) e nos portugueses entre os 40-49 anos (38%), enquanto o Reggae é o estilo preferido por 43% dos entrevistados com mais de 60 anos e por 38% dos portugueses entre os 40 e os 49 anos; o Jazz cativa sobretudo as faixas etárias entre os 30-39 anos (36%) e os portugueses com mais de 60 anos (38%).
O estudo analisou também os hábitos de consumo musical dos portugueses quando estão de férias, concluindo que 53% escutam, nas férias, o mesmo tipo de música que ouvem em casa no resto do ano.
No entanto, 33% gostam de ouvir música e artistas locais quando estão de férias e sempre que possível procuram conhecer a música dos locais para onde vão viajar (10%). Entram nos números também os que guardam músicas locais para ouvir depois das férias (17%).
Neste contexto, 27% dos portugueses tem tendência para ouvir música mais calma/relaxante quando está de férias, comparando com o tipo de música que ouve durante o resto do ano.
Um estudo desses no Brasil seria bem interessante. Será que, diferente dos portugueses, a música eletrônica teria mais relevância entre os brasileiros? Fica a dúvida.