Vegas lança álbum inédito: “Caixa Mágica” vem em formato pen drive
O PRODUTOR ANUNCIOU EM SEU INSTAGRAM A PRÉ-VENDA DO ÁLBUM
De álbuns com fotos de casamentos, gestantes etc a álbuns musicais, essa parece ser uma tendência no mundo moderno pós cd/dvd (e no caso da música, indo ainda mais atrás, pós vinil): álbum em versão pen drive.
A tendência não é tão novidade no mercado musical. A banda de metal Queens Of The Stone Age lançou em 2013 o álbum Like Clockwork, que além das versões em CD, LP e digital, a banda também lançou o disco (nesse caso, será que ainda podemos chamar assim?) em uma versão inusitada: no formato de um pen drive de 8GB e que também pode ser usado como um abridor de garrafas, pra você ouvir o álbum enquanto bebe uma cerveja. Genial!
Outros artistas já ofereceram, desde então, a opção de adquirir seus álbuns em versão pen drive, além das outras digamos, tradicionais, como CD e até vinil também pros mais saudosistas. Por aqui, o cantor Lobão fez no ano passado o lançamento de seu álbum via crowdfunding oferecendo entre outras coisas CD, download do álbum, camiseta e… pen drive!
Já houve inclusive polêmicas causadas no meio musical por conta de lançamentos nesse formato. O cantor sul-coreano G-Dragon teve seu EP desconsiderado como “formato físico” pela associação que regulariza a indústria musical no seu país, visto que ao invés de ter acesso aos arquivos das músicas no pen drive, o dispositivo dava acesso exclusivo a um link para download das músicas e de outros conteúdos do artista.
Na música eletrônica, eu particularmente ainda não tinha ouvido falar em lançamentos nesse formato, mas já encontrei pelo menos um: o artista velho conhecido da cena Psy Trance brasileira, Vegas, fez o pré-lançamento de seu último álbum “Caixa Mágica” em formato pen drive, que vem, obviamente, em uma “caixa mágica” (me lembrou bem o ingresso pro Tomorrowland).
Ao contrário de outros artistas digamos, de cenas mais “tradicionais” da música, o álbum poderá ser adquirido apenas nesse formato com lançamento oficial previsto em 22 de janeiro próximo e, convenhamos, não haveria mesmo necessidade de outros formatos já que o CD já está bem ultrapassado na música eletrônica e poucos ainda usam, pois qualquer CDJ hoje em dia tem conexão USB. O vinil é um formato ainda bem adorado, apesar de cada vez menos visto, e também apreciado mais em outras cenas como House, Techno entre outras.
Vegas afirma em seu vídeo de pré-lançamento: “Vivemos uma nova era. O mundo evoluiu e alguns formatos de mídia se tornaram ultrapassados, o mercado da música se tornou rápido e acessível através do streaming, os nossos queridos CDs foram guardados dentro nas gavetas”. E afirma ter lançado o álbum nesse formato pra “você que gosta de ter uma lembrança física, ou ainda pra você presentear uma pessoa especial”.
E você, o que acha dessa tendência? Será que veio pra ficar, ou muito em breve a evolução tecnológica fará surgir outra?
Enquanto não temos resposta pra essa pergunta, confira abaixo o vídeo postado no instagram do artista. E quem quiser, já pode garantir sua cópia na pré-venda do álbum.
Visualizar esta foto no Instagram.
Clipe da faixa de abertura do álbum: