Oficiais dos EUA submetem plataformas de streaming a um aumento de 44% nos royalties dados aos artistas
SERVIÇOS TÊM 30 DIAS PARA MUDAR O FUNCIONAMENTO
O conselho federal de direitos autorais e royalties dos Estados Unidos aprovou oficialmente um aumento de 44% nos royalties e taxas seguindo a campanha do ultimo ano liderada por compositores e editores.
As novas taxas entrarão em efeito, mas serviços de streaming como Apple Music, Spotify e Tidal têm 30 dias para mudar o aumento. Editores, contudo, emitiram um forte aviso para as redes de streaming não apresentarem um recurso. “As companhias digitais de música possuem trinta dias para apelar à decisão, e em consequência declarar guerra aos compositores”, disse o Presidente da National Music Publishers (NMPA), David Israelite.
A Apple aparentemente demonstrou que não irá combater as novas regras, de acordo com Israelite. “Nós saberemos em breve quais companhias digitais querem ser parceiras ou que desejam atacar os compositores que tornam seus negócios possíveis”, Israelite continuou.
O Spotify revelou recentemente que produtores e labels poderão em breve fazer seus próprios uploads dentro da plataforma.