Câmara aprova projeto de lei que legaliza cultivo medicinal de maconha
PROJETO AINDA PRECISA SER APROVADO NO SENADO FEDERAL
Foi aprovado na última terça (08) na câmara dos deputados o projeto de lei (PL) 399/15, que regulamenta o plantio de maconha para fins medicinais no Brasil, e a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta.
O projeto altera a Lei 11.343/06, do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, e o plantio poderá ser feito apenas por pessoas jurídicas (empresas, associações de pacientes ou organizações não governamentais), não havendo previsão para o cultivo individual, seguido-se proibida a comercialização para uso recreativo.
A legalização para o uso medicinal tem apoio de boa parte dos ruralistas, já de olho nos lucros provenientes do plantio e comercialização, mas ainda dividindo também grande parte destes devido ao conservadorismo dos congressistas e dos seus eleitores.
É de amplo conhecimento científico os benefícios da cannabis para portadores de doenças como alzheimer, ansiedade, autismo, depressão, epilepsia, fibromialgia, parkinson, síndrome de tourette entre outras, e a proposta permite também o cultivo e fabricação de produtos derivados por farmácias do SUS.
O projeto ainda terá recurso apreciado no plenário para então seguir para aprovação no senado, e é um importante passo para o Brasil, porém, a legalização do uso recreativo e plantio pessoal ainda parece uma realidade um pouco distante da nossa.