Conheça a nova ferramenta desenvolvida por brasileiro capaz de extrair vocal e instrumentos de músicas!
SITE GRATUITO RESOLVE ANTIGO PROBLEMA PARA DJS E PRODUTORES
Foto: Scott Jones/Divulgação
Uma grande dificuldade na hora de produzir um remix, ou até mesmo uma nova faixa com samples de outra música, é conseguir extrair da faixa original os elementos que se deseja. Existem algumas técnicas para isso, mas acredite, nenhuma é tão simples e eficaz como a nova ferramenta Moises, que ainda por cima é gratuita e toda online, você simplesmente seleciona a música que quer, do seu computador ou do youtube, diretamente no site moises.ai e então é só baixar o resultado!
Esta maravilha de software foi desenvolvida pelo brasileiro Geraldo Ramos, que trabalha com desenvolvimento de software desde os 17 anos e criou a ferramenta de inteligência artificial 100% gratuita, capaz de identificar as frequências de cada instrumento nas faixas e separa-los.
Segundo disse ao site G1, a ideia surgiu depois que Geraldo encontrou um algoritmo de código aberto desenvolvido por pesquisadores do serviço de streaming de áudio Deezer, chamado Spleeter, e que permite fazer a separação dos instrumentos de uma música.
“O único problema é que [a ferramenta] não foi feita para ser usada por pessoas que não sejam da área de tecnologia, já que para funcionar, o usuário precisa instalar várias bibliotecas da linguagem de programação Python e outros programas. Com isso em mente, eu tive a ideia de criar um serviço simples que faz esse trabalho de processar os dados do algoritmo do Deezer remotamente, por meio da nuvem. O resultado foi esse projeto, feito em um fim de semana”, afirmou.
Testamos e aprovamos o “Moises”, assim batizado em referência ao personagem bíblico que separou o Mar Vermelho, e é realmente muito simples e fácil de usar, sendo possível escolher em quantas partes os usuários querem que a música seja dividida, separando bateria, baixo, piano, vocal etc.
“Muitos usuários cadastrados são DJs, que fazem beats ou mashups utilizando o sistema, mas também tem muita gente usando para fazer versões karaokê que não existem oficialmente. A separação das pistas da música não é perfeita, mas o resultado varia de acordo com a qualidade do material enviado e o sistema usa o aprendizado de máquina para se aprimorar a cada faixa nova enviada”, explica Geraldo.
O desenvolvedor afirma que por enquanto, todo o serviço é gratuito, para difundir a plataforma, mas explica que está pensando em melhorar o sistema e depois pensa em limitar o acesso. “Como tudo é hospedado em algum lugar, eventualmente vamos precisar cobrar para poder ter espaço extra de armazenamento, mas a ideia é ter ainda a versão gratuita, talvez com limite diário de uso por número de músicas, por exemplo”, afirmou.
Fazem parte da equipe por trás do Moises, além de Geraldo Ramos, que mora atualmente em Salt Lake City nos EUA, Eddie Gueiros, que trabalha em São Francisco, na Califórnia, e Herval Freire, que atua em uma empresa de tecnologia na Alemanha, e ajudam remotamente na expansão do sistema, que está sendo usado por pessoas de todos os continentes.
“Queremos fazer um aplicativo que deve ser focado mais no usuário final que deseja praticar música de alguma forma, além de oferecer opções mais avançadas e outros produtos”, completa Geraldo.
Um viva para os desenvolvedores do software, a música agradece!