Conheça o Tomorrowcrente!
RAVE EVANGÉLICA NO AMAPÁ REACENDE POLÊMICA SOBRE MISTURA DE RELIGIÃO E E-MUSIC
Nos últimos dias, uma notícia do mês passado sobre um evento evangélico de música eletrônica realizado em Macapá, chamado de ‘Tomorrowcrente’ em alusão ao festival belga Tomorrowland, foi amplamente compartilhado por frequentadores da cena eletrônica tradicional (do mundo, ou sabe-se lá como evangélicos chamam o que, na concepção deles “não é de Deus”).
Obviamente a maior parte desses compartilhamentos foram fazendo piada da festa, onde eram esperados cerca de 1,5 mil pessoas, na sede da Igreja do Evangelho Quadrangular. Segundo o pastor líder de jovens da IEQ, Valdecir Vaz, a expectativa era superar a edição do ano passado, onde cerca de mil pessoas estiveram presentes.
O que talvez a maioria daqueles que divulgaram a notícia com surpresa e de forma cômica não saibam, é que raves eletrônicas existem no Brasil desde a década passada e, com uma rápida procura no google é possível conhecer mais sobre esses eventos.
A cooptação do termo “rave” é nada mais que uma estratégia de marketing para alcançar – e/ou converter – o público jovem e, existem já vários DJ´s e até bandas especializadas em música eletrônica gospel. Algumas igrejas evangélicas dariam inclusive incentivos para os artistas porém, muitas outras condenam veementemente a associação da religião com a e-music e o termo “rave”.
E você, o que acha disso?