Estudo indica que microdoses de LSD podem aumentar foco e cognição
CIENTISTAS AVALIARAM OS EFEITOS DA DROGA QUANDO ADMINISTRADA EM DOSES MENORES
Foto: GettyImages
Segundo a revista Exame, novas descobertas sobre o dietilamida ácido lisérgico, popularmente conhecido como LSD, apontam que a droga pode aumentar o poder cognitivo e até melhorar o humor. O estudo foi realizado por pesquisadores de duas universidades em diferentes países da Europa, a Universidade de Basel, na Suíça, e a Universidade de Maastricht, na Holanda.
Os voluntários tomaram microdoses de ácido e posteriormente foram submetidos a testes para avaliar foco e capacidade de processar informações, além de eventuais mudanças de humor.
O estudo publicado na revista científica European Neuropsychopharmacology recentemente é ainda preliminar e, por ter sido feito com um grupo pequeno de pessoas, com apenas 24 voluntários, precisa ainda ser feito em grupos maiores mas, apesar do grupo reduzido, os pesquisadores identificaram diferenças claras entre o que acontece com uma pessoa dependendo da dose de LSD administrada.
Uma dose recreativa de LSD costuma ser de 100 microgramas (mg), e os voluntários receberam doses de 5 a 20 mg. As pessoas que tomaram doses de 5 mg tiveram claro aumento no poder de foco, além de afirmarem se sentirem “mais amigáveis”. Os que tomaram a dose de 10 mg afirmaram sentirem-se “mais conscientes” e o grupo que recebeu 20 mg teve, além de uma melhora significativa no humor, também sinais de confusão e ansiedade.