Michael Bibi vai ao Armazém da Utopia animar BASE
NO LINE-UP DJS DE MÚSICA ELETRÔNICA E HIP HOP
Por Renato Guima
Após quatro anos, a Festa BASE volta em grande estilo. Marcado para o dia 19 de novembro, sábado, no Armazém da Utopia, no Rio, o retorno contará com o DJ inglês Michael Bibi como headliner. Um dos maiores nomes do tech house mundial e da cena eletrônica atual, o artista se apresenta pela primeira vez na cidade. Com 14 anos de história, a festa conta com duas pistas, uma dedicada à música eletrônica (Electronic Stage) e outra ao hip hop (BlackBASE) e tem como marca registrada apresentar grandes nomes.
Uma das festas mais tradicionais do Rio, a BASE foi criada em 2008 de forma despretensiosa por Yuso Barros, com os amigos DJs Bernardo Campos, Pedro Mezzonato e Felipe Fella, para comemorar seu aniversário de 18 anos. As primeiras edições aconteceram na extinta boate Fosfobox, em Copacabana. Desde então, a festa acumula quase 40 edições, incluindo eventos emblemáticos como a “Trilogia dos Trilhos”, na Estação Leopoldina, hoje desativada; foi uma das primeiras festas a promover eventos no Píer Mauá, no Armazém 3; e contou com uma megaedição no Maracanã, em 2017. O último encontro com o público foi na comemoração de dez anos, apresentando o DJ australiano Fisher.
“A BASE é uma festa que tem dois ambientes que antigamente não conversavam, mas hoje em dia os dois gêneros estão muito fortes na cidade. No início, os públicos não se misturavam e agora terão o prazer de poder curtir duas festas em uma, que sempre foi o nosso diferencial. Temos uma identidade que não muda. Sempre fizemos festa por música, com o intuito de trazer os melhores DJs para agradar ao público, colaborando para toda a cena de música eletrônica e hip hop do Rio de Janeiro. A ideia, agora, é fazer um evento por ano, sempre apresentando um artista de peso. Queremos resgatar os sentimentos do nosso público e despertar esse desejo na galera mais nova que ainda não conhece a festa. Estamos voltando depois de quatro anos porque o último evento foi tão incrível que decidimos só voltar se conseguíssemos um artista à altura e, nesse meio tempo, teve uma pandemia”, lembra Yuso Barros, fundador da festa.
Com os amigos e sócios DJs dedicados a outros trabalhos, Yuso se uniu à Agência Sommar, que produz eventos como o Rep Festival e é comandada por Cleber Junior e Raphael Porto, para atuar na produção da retomada da festa. Para garantir Michael Bibi no line-up, trazendo o DJ requisitado mundialmente para o Rio em um sábado, foram meses de negociação.
“Conhecemos o Yuso há muito tempo. Sempre frequentamos e respeitamos muito a BASE. Nessa retomada, muito pela sinergia com a marca, ele nos convidou para entrarmos de sócios. Meu foco foi entrar para ajudar na contratação de artistas”, diz Raphael Porto, responsável pelas negociações com artistas da Agência Sommar.
Já Cleber Junior destaca o DNA agregador da BASE, ao navegar no hip hop e no eletrônico:
“São segmentos que estão muito fortes no Rio e é a única festa que tem uma pista de cada. Sempre fui muito fã da BASE e já tinha uma relação profissional com o Yuso, que tem uma agência de publicidade, a Envolve. Quando ele ficou sozinho no comando da festa, nos chamou muito por saber do carinho que temos com a marca. E de 2018 para cá, quando houve a última edição, a Sommar despontou de uma maneira impressionante no cenário do rap e da música eletrônica. Nossa entrada é muito no sentido de cruzar ideias. Por contratarmos muito, temos força na contratação tanto de artistas da música eletrônica quanto do rap. Mas o rap ainda não está muito inserido na festa, queremos ampliar em edições futuras.”
Line-up
Electronic Stage: Michael Bibi, Aline Rocha, Bernardo Campos, Bewav, Brisotti, Classmatic, Felipe Fella e Flow & Zeo.
BlackBASE: Bruno X, DJ RV, Feijão, Kefing, Pauly, Saraiva, Totonete e Yas.
Serviço
Festa BASE
Armazém da Utopia. Av. Rodrigues Alves, s/n, Armazém 6, Santo Cristo, Rio.
19 de novembro, a partir das 18h.
Ingressos pelo www.ingresse.com/festa-base
Classificação 18 anos