Perplex é assassinado em festa no México
RONEN DAHAN A.K.A PERPLEX MORREU EM ATENTADO A TIROS
Lembro até hoje, quando comecei a tocar Psy Trance, de dois projetos que eu considerava dos melhores na época e curtia muito tocar: Um era o Mekkanikka, o outro o Perplex.
E lá se vão quase 15 anos para hoje, com total tristeza e perplexidade eu escrever esse texto, com a revoltante notícia de que o DJ e Produtor musical de Israel, Ronen Dahan, que era o nome por trás do projeto Perplex – além de ser parte dos projetos PuraVida e Gataplex – foi assassinado a tiros aos 45 anos na festa em que tocava no México.
O DJ estava em Tour pelo País, e tocava em um evento na cidade de San Luis Potosí, na manhã de sábado 29/06, quando atiradores invadiram o local deixando além de Ronen, outros mortos e feridos.
FISCALÍA DE SLP INVESTIGA HECHOS OCURRIDOS EN UN SALÓN DE FIESTAS DE LA CIUDAD CAPITAL
•Resultaron dos personas occisas y dos lesionadas pic.twitter.com/TTjdGjedqu
— Fiscalía San Luis Potosí (@FiscaliaSLP) June 29, 2019
Ainda não foi esclarecido o motivo do ataque, que alguns sites dizem ter sido realizado por um cartel, e que ceifou a vida desse grande artista, no exercício do seu trabalho e fazendo certamente aquilo que tanto amava, em um outro País, deixando além da pergunta “Por que?”, outras como:
Que garantias as autoridades locais poderão dar, que no futuro o mesmo não acontecerá com outros artistas, independente do gênero musical, que venham de outros Países se apresentarem no México?
E a segurança do público frequentador das festas, sejam elas quais forem, que deveria também ser garantida pelo Estado, com políticas de segurança pública, como fica?
Sabendo de tais riscos no País, quem agora se sentirá seguro de ir se apresentar por lá, principalmente em se tratando de artistas da música eletrônica, por conta do lamentável ocorrido com o DJ?
A suspeita da autoria do ataque por um cartel de drogas, problema no México conhecido por todo o mundo há décadas, levanta uma questão principal: Até quando a população mexicana e seus turistas ou visitantes a trabalho – como foi o caso de Dahan – ficarão a mercê do crime organizado e assistindo a total apatia do poder público mexicano quanto a isso?
Ficamos com essas pergunta sem resposta e por hora, lamentando profundamente a morte do artista e demais vítimas do ataque, desejando que descansem em paz, muita força e luz para todos os parentes e amigos das vítimas!
Aproveito para compartilhar com vocês abaixo, o post do projeto Faders, que está levantando fundos para enviar o corpo de Ronen em um voo para Israel, no intuito de dar-lhe um funeral e enterro dignos, pois sua família não tem como arcar com os custos, e ao que tudo indica, seu agente no México também foi baleado, dificultando ainda mais essa questão.
Quem puder ajudar, tem no post todas as informações:
R.I.P Ronen Dahan, o mundo sentirá muito a sua falta e de suas belíssimas faixas!
ATUALIZAÇÃO 01/07:
Segundo post no facebook de Avi Levy, produtor do projeto Ultravoice, conseguiu-se coletar doações suficientes para pagar o transporte do corpo de volta a Israel! Enquanto o governo do México foi totalmente omisso, os fãs deram um belíssimo exemplo de amor ao próximo.