Redes sociais e sites de streaming buscam cada vez mais um lugar-comum
CONFIRA AS NOVIDADES NO TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK, SPOTIFY E SOUNDCLOUD
Duas tendências ficam cada vez mais evidentes no mundo virtual: As redes sociais estão cada vez mais parecidas umas com as outras, e os sites de streaming, que antes já tinham em geral funções parecidas uns com os outros, agora também parecem começar a incorporar funções das redes sociais e vice-versa, buscando, ao que tudo indica, um lugar-comum na internet, algo como uma universalização nos serviços e funcionalidades destes sites.
O twitter, que havia lançado sua versão do stories, os deixa agora ainda mais parecidos inclusive com o layout do facebook e instagram. O Instagram lançou o Reels inspirado nos vídeos do Tiktok, e vem obrigando cada vez mais o público a usar, já que é o recurso onde atualmente o algoritmo da plataforma performa melhor trazendo mais engajamento.
Outra grande novidade do Instagram foi também a sua loja, como já havia antes no facebook e este, por sua vez, é cada vez menos usado pelo mercado de entretenimento e outros, já que suas fanpages entregam resultados cada vez menos satisfatórios no alcance orgânico.
Nesta busca por um lugar-comum, as redes sociais passaram a incorporar também funções dos sites de streaming, e já há muito você pode, por exemplo, lançar não só as suas tracks nas lojas e sites de streaming como Beatport, Spotify e Apple, como também nas redes sociais Facebook, Instagram, Tiktok e quem sabe em breve no Twitter? Não se espantem se acontecer!
Ainda recentemente o Spotify testou funcionalidades parecidas com o stories, ainda sem dar maiores explicações, e também lançou o spotify canvas, para aproximar artistas de designers.
O Soundcloud por sua vez passou também a ser distribuidora, e na esteira das redes sociais lançou opções de acrescentar legendas nos reposts, como no Twitter e Facebook, além da criação também dos selos de verificação para perfis.
Do nosso lado resta torcer para que mais redes sociais, lojas e sites de streaming de áudio e vídeo surjam e que, com cada vez mais concorrência no mercado, as plataformas sigam melhorando também os seus serviços e funcionalidades, que convenhamos, ao menos no que diz respeito às redes sociais, nunca foram dos melhores.