Justiça alemã reconhece techno como música
CLUBES DA ALEMANHA TERÃO REDUÇÃO DE IMPOSTOS GRAÇAS A DECISÃO JUDICIAL QUE LEVOU MAIS DE 30 ANOS PARA ACONTECER DESDE A CRIAÇÃO DO GÊNERO
Techno é um dos gêneros da música eletrônica mais populares no mundo e surgiu em Detroit, no estado de Michigan (EUA) em meados da década de 1980, tendo como marco o lançamento do álbum homônimo de 1988. Após mais de 30 anos de seu surgimento e da sua popularização na Alemanha, no final de Outubro a justiça do país finalmente reconheceu o gênero como música, o que reduzirá em mais da metade os impostos pagos pelos clubes, e não só de techno.
A decisão do tribunal beneficia na verdade todos os clubes com DJs, ou seja, boates e danceterias que trabalhem com música mecânica de qualquer gênero mixada por DJs pois, até agora estes pagavam impostos de 19%, enquanto locais com música ao vivo pagavam apenas 7%.
A justiça alemã, apesar do claro e recorrente equívoco entre os não entendidos de se considerar toda música eletrônica como sendo techno, ao declarar o gênero como música, reconheceu que o público dos clubes vai até os mesmos pela música e para ver os DJs tocarem, igualando as boates às casas de shows com música ao vivo.
O tribunal decidiu que “DJs não tocam simplesmente músicas compostas por terceiros, mas executam suas próprias faixas, utilizando instrumentos no sentido mais amplo, para criar sequências sonoras com sua própria personalidade”.
Confira abaixo o icônico álbum que deu nome ao gênero: