Saiba como será a retomada dos grandes eventos na Europa
PAÍSES EUROPEUS SE PROGRAMAM PARA RETOMADA DOS EVENTOS NOS PRÓXIMOS MESES
O Brasil é hoje o epicentro da pandemia de coronavírus, com a maior taxa de transmissão e média de mortes do mundo. Algo que, infelizmente poderia ter sido evitado mas não foi, já que o país seguiu na contramão das medidas de países que tiveram maior sucesso no combate à pandemia e, enquanto estes países já se preparam para a retomada dos grandes eventos, aqui, o setor segue parado e a mercê da ilegalidade, sem até o momento ações contundentes de apoio do poder público (O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi aprovado pela Câmara dos Deputados no início de março e aguarda ainda aprovação no senado).
Países da Europa, por outro lado, já começam a organizar a retomada do setor, após tomarem sérias medidas sanitárias e de distanciamento social conseguindo frear a transmissão do vírus. Em Amsterdã, na Holanda, foi realizado um evento teste no início de março para medir o risco de transmissão na reabertura de clubes e festivais, tendo o governo holandês anunciado a volta dos festivais em julho.
No evento teste, todos tiveram que apresentar um teste Covid-19 negativo feito até 48 horas antes do show, e o público de 1300 pessoas foi dividido em cinco grupos de 250, um com apenas 50, e cada um com restrições e ordens específicas, alguns tendo que usar máscara em todos os momentos e outros com restrições em seus movimentos. Para testar os grupos, os organizadores rastrearam todos os movimentos e contatos dos espectadores.
Eventos controlados e estudos neste sentido vem sendo realizados já há algum tempo na Alemanha, como falamos aqui. O encontro realizado em 6 de março fez parte de uma série de experimentos conduzidos pelo FieldLab Events e, um dos executivos da empresa, Tim Boersma, afirmou: “Esperamos que isto possa conduzir a uma reabertura dos eventos. As medidas de agora são genéricas, permitindo um máximo de 100 pessoas em qualquer evento, considerando que as infecções por coronavírus caiam a um nível determinado. Esperamos medidas mais específicas, como permitir que o Ziggo Dome possa abrir com metade de sua capacidade, por exemplo.”.
O governo português, que impôs um severo lockdown por dois meses no país, de 15 de janeiro a 15 de março, vem tomando novas medidas para amenizar as restrições gradativamente até 3 de maio. Grandes eventos ao ar livre mas, com capacidade reduzida, estão previstos para ocorrer a partir de maio, e as novas medidas são avaliadas quinzenalmente com base na evolução da pandemia e o índice de transmissibilidade.
Portugal deve receber pela primeira vez, já em julho, palco kineticLOVE na Praia do Rocha, como anfitrião do Eletric Daisy Carnival (EDC) Europe 2021 mas, as autoridades alertam que os eventos só poderão ocorrer se a situação da pandemia no momento for favorável, pedindo também que a população faça sua parte e respeite as regras governamentais.
Na Bélgica, a organização do Tomorrowland anunciou uma mudança nas datas de realização da edição de 2021, sendo agora programado para acontecer em agosto, nos dias 27, 28 e 29, e em setembro, nos dias 3, 4 e 5. As novas datas anunciadas coincidem com outros grandes festivais já confirmados anterioremente como o Mysteryland de 27 a 29 de agosto, Creamfileds de 26 a 29 de agosto, Untold ODYSSEY de 01 a 05 de setembro e ASOT 1000 no dia 3 de setembro.