Experiência de evento em Barcelona termina sem indícios de contágio
5 MIL PESSOAS DANÇARAM JUNTAS SEM INDÍCIOS DE CONTAMINAÇÃO, SEGUNDO ORGANIZADORES
Foto: Lluis Gene
Falamos aqui sobre o show experimental que aconteceu em março na Espanha – Barcelona, com 5 mil pessoas presentes e sem distanciamento social, mas seguindo uma série de protocolos de segurança contra o coronavírus, como o uso de máscara. O resultado do experimento foi divulgado nesta terça feira (27), e apenas 6 pessoas testaram positivo para covid-19 após o evento, mas nenhuma delas com indícios de terem ocorrido no mesmo, segundo os organizadores.
“Não há sinal que sugira que alguma transmissão ocorreu dentro do evento, que era o objetivo da análise. Com ventilação otimizada, triagem de antígenos e uso de máscara, pode-se garantir um espaço seguro”, afirmou em uma entrevista coletiva o médico Josep Maria Libre, do hospital Germans Trias i Pujol.
Foram registrados apenas seis casos assintomáticos 15 dias após o show, e há certeza que quatro desses casos da transmissão não ocorreram durante o show, enquanto os outros dois tem uma altíssima chance de não terem se contaminado no local, segundo o infectologista Boris Revollo.
O público do evento não precisou fazer distanciamento, mas foi obrigatório utilizarem máscara PFF2 durante toda a duração e, antes do show, fazerem teste de antígeno. Como falamos aqui, estudos experimentais como este em outros países que obtiveram também resultado positivo, no sentido de indicar a possibilidade de realização dos eventos com segurança e prevenção contra o coronavírus.
O resultado, como nos outros estudos, é mais uma ótima notícia para o setor que é o mais afetado comercialmente pela pandemia. No Brasil, estudos e debates como este ainda parecem estar distantes da nossa realidade.