O impacto do Coronavírus nos eventos de música eletrônica pelo mundo
ULTRA MUSIC FESTIVAL E TOMORROWLAND WINTER ESTÃO CONFIRMADOS
O coronavírus (Covid-19) vem se espalhando cada vez mais pelo mundo e, causando além de mortes dos infectados, um pânico geral na população mundial, afetando a economia global, bem como o mercado da música e de eventos.
O vírus, que é transmitido pelo contato próximo entre as pessoas, assim como a gripe, tem feito autoridades da saúde recomendarem evitar-se aglomerações, o que levou-se ao cancelamento de eventos de grande porte, principalmente na China, onde o vírus surgiu, e outros países da Asia, diretamente afetados e infectados pelo mesmo.
Segundo a Billboard, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, desde o surto da doença no final de 2019, mais de 80.000 pessoas contraíram o coronavirus, resultando em mais de 2.700 mortes, e mais de 20.000 eventos musicais entre janeiro e março cancelados ou adiados na China e Hong Kong.
Grandes eventos também em outros países da Asia como Vietnã e Filipinas foram cancelados ou adiados mas, a boa notícia é que estão confirmados o Ultra Music Festival nos EUA e o Tomorrowland Winter na França.
A produção do Ultra confirmou a realização do evento em Miami, dos dias 20 a 22 de março, anunciando um plano com precauções extras, devido ao crescente número de casos do coronavírus nos Estados Unidos. Até o momento Miami não registra nenhum caso de infecção.
Já o Tomorrowland Winter, marcado para acontecer de 14 a 20 de março no Alpe d’Huez, na França, afirma em seu site oficial que não são necessárias medidas específicas pelas autoridades públicas, em relação ao coronavírus, e que é importante apenas “seguir as medidas padrões recomendadas por organizações como a OMS que se aplicam a todos os vírus que podem causar gripe e resfriados: lave as mãos regularmente; use lenços de papel; espirre e tussa na dobra do cotovelo.”.
O festival diz então que “Dada a situação atual, não há razão para esperar que o festival não possa ocorrer. Enquanto não houver aconselhamento negativo das autoridades ou o Ministério das Relações Exteriores não emitir um aviso negativo de viagem, o festival será realizado e, portanto, as condições padrões para cancelamento serão aplicadas.”.
Por conta do coronavírus, o governo francês anunciou a proibição de qualquer evento público com mais de 5 mil participantes em espaços fechados, trazendo então muitas dúvidas sobre a realização ou não do Tomorrowland Winter que está então, 100% confirmado até o momento.
ATUALIZAÇÃO 06/03
Segundo matéria do site Miami Herald, divulgada pelo UOL, a cidade de Miami e os organizadores do Ultra Music Festival cancelaram a edição deste ano, por conta da ameaça do coronavírus e o porte do evento, que esperava 150 mil pessoas.